​VEJA DICAS DE COMO CONCILIAR TRABALHO E ESTUDO PARA CONCURSO

Tempo de leitura: 10 minutos

COMO CONCILIAR TRABALHO E ESTUDO PARA CONCURSO?

Olá, Concurseiros!

Tudo bem?!

Acorda cedo; entra no trabalho às 08h; horário de almoço ao meio dia; retorna às 14h e vai até às 18h. Junto a essa rotina ainda pretende estudar ou já estuda para concurso público. Você não pode deixar de trabalhar, mas também tem como objetivo, sonho, o tão almejado cargo público. E nesse turbilhão de afazeres, ainda não conseguiu organizar seu tempo para conciliar tantas atividades. Identificou-se com isso?!

COMO CONCILIAR TRABALHO E ESTUDO PARA CONCURSO

Pois é, não é exclusividade de sua vida. Trabalhar e estudar para concurso é uma rotina que anda longe de ser fora da realidade ou que faz parte da vida da minoria. Muitos que trabalham e ingressam nesse mundo dos concursos acreditam até que só quem é aprovado é quem “somente estuda”. Já pensou isso alguma vez, não é mesmo. Porém é uma visão bem equivocada.

Certamente você deve conhecer inúmeros exemplos de gente que trabalhava e estudava e que conseguiu a aprovação, até mesmo mais rápido do que quem só estuda. Caso não conheça, veja os relatos da aprovada em primeiro lugar no concurso do TRE-PI, em entrevista na Proluno. Ela trabalhava, estudava para concurso e ainda estava na faculdade. Vale a pena conferir aqui como foi a preparação dela. Uma motivação e tanto!

Claro que é uma tarefa nada fácil. “Quando a pessoa a quer, consegue sim”, essa é uma frase que se ouve bastante, ainda mais de gente que não sabe como é estudar para concurso. Mas em certa parte essas pessoas têm razão. A força de vontade move montanhas. E, nesse caso de trabalhar e estudar, então, ela tem que ser ainda mais fortalecida. Mas o que se tem de certeza mesmo é que é uma rotina mais fácil falada do que praticada.

#NÃO TRABALHAR, TRABALHAR MEIO PERÍODO OU TRABALHAR O DIA TODO?

COMO CONCILIAR TRABALHO E ESTUDO PARA CONCURSO

Claro que se fosse possível dedicar-se somente aos concursos todos fariam isso. Por isso, antes de mais nada, é necessário fazer uma análise. Ainda mora com seus pais, não tem despesas de casa, mas trabalha para suas despesas pessoais. Claro que concurso tem despesa, mas nesses casos algumas vezes é possível abrir mão do trabalho. Estabeleça uma meta de seis meses ou um ano, por exemplo, para pegar base de estudo e se dedicar exclusivamente a isso. Caso a aprovação não chegue logo, poderá voltar ao trabalho já com uma boa base, mas ainda estudará. Mais tarde esse tempo que ficou sem ter seu próprio dinheiro será recompensado.

Por outro lado, se não tem como ficar sem algum tipo de remuneração, mesmo que pouca, e tem a possibilidade de trabalhar apenas um turno, meio período, faça isso. Você não ficará tão cansado e terá um certo tempo a mais para o seu objetivo maior, que é o estudo. Às vezes não dá para abraçar o mundo com as mãos e depende muito da vida de cada um e de pessoa para pessoa como vai lidar com a rotina de trabalho e estudo.

Mas se o seu caso é o do que realmente não tem como ter outra renda para seu sustento a não ser trabalhando, e o dia todo, não desista do seu objetivo. Como falamos anteriormente, essa é a realidade da maioria dos concurseiros e a sua aprovação pode ficar em igualdade com os demais concorrentes. Verá isso com mais dicas que trouxemos.

#ESCOLHA DO CONCURSO

COMO CONCILIAR TRABALHO E ESTUDO PARA CONCURSO

Passada a análise de sua necessidade em trabalhar, agora é a hora de saber escolher o concurso que vai se adequar, no momento, à sua rotina. Você tem um objetivo maior, mas para alcança-lo é preciso, muitas vezes, passar por fases, digamos assim, os concursos “trampolins”, os que levarão aonde quer chegar.

Trabalha o dia todo, quer seguir a carreira de Auditor Fiscal da Receita Federal, um concurso que exige um bom tempo de estudo, bem a longo prazo mesmo. Então você pode fazer concursos “menores”, que tenham algumas disciplinas comuns, tentar a aprovação em algum deles, ter sua remuneração e, assim, dedicar-se depois e exclusivamente ao seu objetivo maior. É preciso ter ciência e ser bem realista: o concurso que almeja dá para você agora, com a rotina de mil afazeres?

#CONHEÇA SEU DIA

COMO CONCILIAR TRABALHO E ESTUDO PARA CONCURSO

Coloque em uma planilha tudo o que faz durante o dia. Horário que acorda, do café da manhã, do trabalho, do almoço, do jantar, do tempo de deslocamento até o trabalho e de volta para casa, do horário para cursinho (se for presencial), do lazer, da família, da academia…não deixe de colocar nada! Ou seja, de tudo o que é fixo em sua vida. A partir disso contabilize e veja as horas líquidas que terá para o estudo. Isso servirá para que possa organizar seu cronograma de estudo.

#ORGANIZE O CRONOGRAMA

COMO CONCILIAR TRABALHO E ESTUDO PARA CONCURSO

A honestidade aqui é primordial! Você voltará cansado do trabalho, então faça um cronograma que englobe todas essas variáveis, ou seja, um planejamento bem realista. Não adianta montar um quadro de horário colocando seis horas por dia de estudo se você trabalha oito e ainda tem que se alimentar, dormir e etc. Isso pode deixar você é desmotivado, com a ilusão de que não tem conseguido cumprir metas. Claro que não, já que focou em algo fora de sua realidade.

Crie um cronograma que tenha como foco o seu tempo efetivo. Faça um apanhado do que a banca mais cobra em seu concurso e foque nisso. Se costuma cobrar a lera da lei, priorize-a. Faça um planejamento que tenha bastante exercícios, já que o tempo é pouco, a prática, o reino leva à perfeição. Conhecerá o que mais cai, o que precisa estudar de teoria, o que requer aulas. No seu caso, as videoaulas se fazem mais proveitosas, ao passo em que não precisará se deslocar para cursinhos. Claro, mais uma vez ressaltamos que os melhores objetos de estudo dependerão de cada um.

Durante os dias de semana, preencha suas horas livres com horas de estudo que se encaixem nelas. Duas matérias por dia, uma hora para cada. Ou três, intercalando menos tempo. Já aos fins de semana aumente sua quantidade de horas e deixe as matérias que você tem mais dificuldade ou aquelas que exigem maior peso no seu concurso para serem estudadas aos sábados e domingos, já que terá um tempo maior.

Por falar em cronograma, organização, confira aqui um artigo completo que vai ensinar você como se organizar.

#CRIE UMA ROTINA

COMO CONCILIAR TRABALHO E ESTUDO PARA CONCURSO

Cumpra à risca o que colocou como estudo. Cansado ou não, mas se tirou de 20h até 22h ou 23h para estudar, por exemplo, siga esse tempo, diariamente. Torne essa rotina algo sagrado e evite ocupar esse tempo com algo que pode ser dispensável.

E estude todo dia! Seja 30 minutos, 1 hora, 2 horas, não importa. O que fará chegar na tão sonhada aprovação não será a quantidade de horas e, sim, dentre outros fatores, a qualidade do estudo e sua disciplina em seguir e respeitar, diuturnamente, o que você planejou. Estude como se cumprisse horário de trabalho, pouco atraso, quase sem faltas, cumprindo metas, otimizando o tempo.

#DEIXE DE FAZER ALGO

COMO CONCILIAR TRABALHO E ESTUDO PARA CONCURSO

Certas atividades em nosso dia a dia podem ser dispensadas. Precisamos ter ciência do que podemos parar de fazer para realizar nosso sonho. Identifique isso e retire de sua rotina, por enquanto. Chegou do trabalho e primeiro vai entrar em redes sociais, assistir à televisão? Duas ações que podem ser retiradas. Se já tem pouco tempo, então priorize aquilo que é indispensável, tal como alimentar-se quando chegar, tomar banho e, depois, cair nos livros.

Analise o que tem “roubado” seu tempo e retire aos poucos essas atividades dispensáveis até virar um hábito. Baladas todo fim de semana? Netflix? Se você já tem pouco tempo de estudo durante a semana, o fim de semana não é para isso, não é mesmo. Claro, você quem saberá o que realmente tem prejudicado seus estudos e organização.

#AJUDA

COMO CONCILIAR TRABALHO E ESTUDO PARA CONCURSO

Poder contar com alguém é sempre bom. E se for com a ajuda de um profissional, então, é sempre bem vinda. Trabalha e estuda e não consegue, sozinho(a), obter motivação, não sabe o que necessita, não sabe organizar seu tempo, não sabe fazer um planejamento, então contrate um coaching ou mentoria para concursos. Ou então faça parte de grupos de estudos. “Prestar contas”, “Dar satisfação” para alguém, um profissional ou amigos que estejam na mesma jornada que você, poderá deixar você mais motivado para cumprir o seu cronograma.

#OTIMIZE SEU TEMPO

COMO CONCILIAR TRABALHO E ESTUDO PARA CONCURSO

– Entra no trabalho às 8h e acorda às 6h30? Pois acorde mais cedo, às 5h30, por exemplo, e estude uma hora antes de ir ao trabalho

– Você tem duas horas de almoço? Então tire 40 minutos ou, se possível, 1 hora desse tempo para ler algum resumo, fazer alguma revisão do que estudou no dia anterior.

– No deslocamento para o trabalho, seja de transporte próprio, seja de coletivo, aproveite para estudar também. Com algumas tecnologias nos smartphones é possível você ouvir a Lei 8.112/90, enquanto está no trânsito. Para isso, existem alguns aplicativos, como o ÁudioBook. Escrevemos um artigo falando sobre ele e tantos outros que ajudam nos estudos.Confira aqui.

– Abra mão do lazer. Não é ser radical, afinal, é preciso ter descanso. Mas saiba dosar isso. Não priorize sempre o churrasco com os amigos, ou um barzinho, balada ou incontáveis horas assistindo a alguma série. Estudar para concursos requer sacrifícios e se você ainda trabalha, aí que eles terão que ser mais e maiores. Acredite! Se seguir bem toda sua organização, esses sacrifícios não se estenderão, pois logo sua aprovação chegará.

Força de vontade, determinação, disciplina, motivação, foco, tudo isso sabemos que é inerente a uma preparação para concurso público, mesmo dedicando-se somente a isso ou não. Mas se você estuda para concurso e ainda trabalha, a preparação requer ainda mais todos esses fatores em conjunto com algo mais. O segredo em conciliar essas duas rotinas é ser ainda mais organizado e saber usar os recursos que você tem. E o mais importante deles, sem dúvida, é o pouco tempo diário. Aplicando as dicas que expusemos você verá que, aos poucos, o que parecia algo impossível de colocar em prática se transformará, naturalmente, em uma rotina bem normal, menos cansativa. E, claro, como para qualquer um que se dedica realmente ao estudo, sua aprovação chegará.

E para você entender ainda mais o quanto é possível, ouça mais 20 dicas que o professor e Auditor Fiscal do Trabalho, Roniere Miranda, abordou sobre como conciliar estudo para concurso e trabalho. Ouça aqui no SuperaCast e bons estudos!!!

Fonte: Proluno

Summary
Review Date
Reviewed Item
COMO CONCILIAR TRABALHO E ESTUDO PARA CONCURSO?
Author Rating
51star1star1star1star1star

Deixe um Comentário

Comentários