De Olho nas Atualidades – 3ª Semana de Julho

Tempo de leitura: 3 minutos

3ª Semana de Julho

Olá, concurseiros! Estamos de volta para mais um levantamento semanal do nosso projeto “De Olho nas Atualidades”.

Aqui você fica sabendo dos principais fatos ocorridos no Brasil e no mundo e que são relevantes para concursos públicos, seja na matéria específica de Atualidades, seja em redação.

Sem mais delongas, vamos aos fatos:

Brasil

Política

De Olho nas Atualidades 12– Um juiz do Rio de Janeiro proibiu o prefeito Marcelo Crivella de atuar para favorecer interesses de grupos religiosos. A decisão foi tomada após o jornal O Globo revelar uma reunião secreta em que Crivella oferece facilidades a pastores evangélicos. O Ministério Público entrou com uma ação contra o prefeito por improbidade administrativa.

– O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou uma ação que pedia para que Lula fosse declarado inelegível antes mesmo do registro de candidatura do ex-presidente, que está preso desde abril.

– O PDT oficializou a candidatura de Ciro Gomes à presidência na eleição de outubro.

Planos de Saúde

– A presidente do STF, Cármen Lúcia, suspendeu uma resolução da Agência Nacional de Saúde (ANS) que mudou as regras para a cobrança de coparticipação e de franquia em planos de saúde. O órgão havia autorizado a cobrança de até 40% sobre o valor dos procedimentos médicos. A decisão de Cármen Lúcia é provisória.

Mundo

De Olho nas Atualidades 12– Em seu 1º encontro bilateral oficial, Trump e Putin ficaram lado a lado e negaram mais uma vez qualquer conluio para interferir na eleição norte-americana. O discurso afinado dos dois provocou uma onda de críticas a Trump dentro dos EUA. Para adversários políticos e analistas, o presidente norte-americano colocou em dúvida as investigações das agências de inteligência dos EUA. Após receber críticas de todos os lados, até mesmo de aliados, Donald Trump recuou e declarou apoio às investigações que apontam interferência de agentes russos na eleição de 2016, em que derrotou Hillary Clinton.

– EUA e China foram à Organização Mundial do Comércio (OMC) após a “guerra” de tarifas entre os dois países. O governo Trump também entrou com reclamações contra Canadá, México, Turquia e UE e questionou as medidas adotadas pelos países como resposta às sobretaxas impostas pelos Estados Unidos às importações de aço e alumínio.

– A Organização dos Estados Americanos (OEA) pediu que a Nicarágua antecipe as eleições presidenciais para acabar com a crise no país. Protestos contra o presidente, Daniel Ortega, completaram três meses. Mais de 300 pessoas morreram.

– Após uma queda em 2016, os casos registrados de sarampo e poliomielite aumentaram em 2017 em todo o mundo, segundo as estimativas de imunização mais recentes divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo UNICEF. A baixa cobertura vacinal em alguns países contribuiu para a alta dos casos no último ano.

De Olho nas Atualidades 12– Quatro palestinos morreram e outros 120 ficaram feriados após bombardeios promovidos pelos israelenses na Faixa de Gaza, que dizem que foi uma resposta a um ataque a tiros promovido pelos palestinos. A tensão na região acontece um dia após a aprovação no parlamento israelense de uma lei que diz que Israel é um Estado exclusivamente judeu. A nova lei é acusada de ser discriminatória às minorias que vivem no país.

Esse foi o nosso levantamento das principais notícias que repercutiram na terceira semana de Julho. Bora gabaritar atualidades nos próximos concursos públicos! 😆

Bons estudos e até a semana que vem!

 


LEIA MAIS:

⇒ De olho nas atualidades – 1ª semana de maio

⇒ De olho nas atualidades – 2ª semana de maio

⇒ De olho nas atualidades – 3ª semana de maio

⇒ De olho nas atualidades – 4ª semana de maio

⇒ De olho nas atualidades – 5ª semana de maio

⇒ De olho nas atualidades – 1ª semana de junho

⇒ De olho nas atualidades – 2ª semana de junho

⇒ De olho nas atualidades – 3ª semana de junho

⇒ De olho nas atualidades – 4ª semana de junho

⇒ De olho nas atualidades – 1ª semana de julho

⇒ De olho nas atualidades – 2ª semana de julho

Summary
Review Date
Reviewed Item
De olho nas Atualidades - 3ª Semana de Julho
Author Rating
51star1star1star1star1star

Deixe um Comentário

Comentários