De Olho nas Atualidades – 4ª Semana de Maio

Tempo de leitura: 2 minutos

4ª Semana de Maio

Olá, concurseiros! Vamos para mais um “De Olho nas Atualidades”, desta vez para falar dos principais acontecimentos da penúltima semana de maio.

Brasil

Política

De Olho nas Atualidades 4 – A Primeira Turma do STF condenou Paulo Maluf a prisão domiciliar e multa por falsidade ideológica para fins eleitorais. O deputado já cumpre pena em casa por condenação em outro processo.

– O ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo está com a prisão decretada, sendo o primeiro político preso no mensalão tucano. Condenado por crimes que, segundo a acusação, foram cometidos há duas décadas, o tucano esgotou todos os recursos na segunda instância e deve cumprir pena imediatamente, segundo a decisão do TJ-MG.

– O juiz Sérgio Moro mandou prender o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, que foi condenado na Lava Jato por lavagem de dinheiro.

Economia

O Banco Central aumentou a oferta de dólar e ajudou a segurar a disparada da moeda americana, que fechou abaixo de R$ 3,70 nesta segunda – depois de seis altas consecutivas.

Greve dos Caminhoneiros

De Olho nas Atualidades 4 Caminhoneiros protestaram, durante toda a semana, contra o aumento do diesel. Na semana passada, foram cinco reajustes diários seguidos. A escalada dos preços acontece em meio à disparada dos valores internacionais do petróleo. A greve afeta o abastecimento de alimentos, a distribuição de combustíveis e a produção de carne no país, bem como ocasiona um aumento no preço do combustível e de alimentos. Veja a cronologia completa da greve e entenda o que está acontecendo.

Morte

O jornalista Alberto Dines morreu aos 86 anos em SP. Ícone do jornalismo, Dines começou a carreira em 1952, passou por importantes publicações brasileiras e reformulou o “Jornal do Brasil” na década de 60. Nos anos 90, fundou o “Observatório da Imprensa”, iniciativa que analisa a atuação das empresas e profissionais de jornalismo.

Mundo

De Olho nas Atualidades 4 – Os EUA impuseram novas sanções à Venezuela após a reeleição de Nicolás Maduro como presidente. O Brasil e mais 13 países não reconhecem a legitimidade da eleição, que teve alta abstenção e denúncia de fraude. Rússia, Bolívia e Irã manifestaram apoio ao chavista.

– Após o presidente Trump ter cancelado a cúpula alegando que a Coreia do Norte havia demonstrado “enorme raiva e hostilidade aberta” nas suas últimas declarações, ele considerou boa a reação da Coreia do Norte quanto ao cancelamento e voltou a dizer que encontro pode acontecer no dia 12 de junho.

 – O ator Morgan Freeman foi acusado de assédio sexual por 8 mulheres, e outras 8 citaram ‘comportamento inapropriado’ do ganhador do Oscar.

De Olho nas Atualidades 4

Bom, este foi o nosso levantamento semanal!

Bons estudos e até a semana que vem!

PS.: Quaisquer sugestões de melhorias podem ser deixadas nos comentários, ficaremos muitos felizes em atendê-los  😀


LEIA MAIS:

⇒ De olho nas atualidades – 1ª semana de maio

⇒ De olho nas atualidades – 2ª semana de maio

⇒ De olho nas atualidades – 3ª semana de maio

Summary
Review Date
Reviewed Item
De olho nas Atualidades - 4ª Semana de Maio
Author Rating
51star1star1star1star1star

Deixe um Comentário

Comentários